sábado, 12 de novembro de 2016

Religiões Indianas

Quando falamos sobre a Índia começamos a imaginar a religião referente ao Hinduísmo, mas o que grande parte não sabe é que na Índia esta não é a única religião presente na vida dos indianos. Podemos destacar algumas religiões existentes como Hinduísmo, Islamismo, Cristianismo, Sikhismo, Budismo, Jainismo e outras religiões.

Religião Hinduísta:

O Hinduísmo é como se fosse uma doutrina que reúne valores, tradições e crenças vindas através de diferentes povos. Durante a história o Hinduísmo passou por adaptações até ser conhecido como conhecemos hoje, é dito que este foi divido em três fases para que pudéssemos aprender sobre sua história.

·         Na primeira fase foi conhecida como Hinduísmo Védico onde se idolatravam Deuses tribais, como o Deus do céu Dyaus. Fazia com que outros deuses surgissem.

·         Na segunda fase que surgiu com adaptações o Hinduísmo Bramâico idolatrava tríade onde tinham Brahma que é a divindade da alma universal, Vichnu divindade  preservadora e Shiva é a divindade destruidora.

·         Na terceira fase encontramos modos de ajustar as influências de religiões a partir do Cristianismo, Islamismo e por outras. Também não podemos deixar de citar o Hinduísmo Híbrido que reúne influências diversas.


Como a Terceira maior religião do mundo o Hindu é a maior religião da Índia, sendo uma religião muito complexa que abrange uma diversidade muito grande em práticas religiosas e em ideias também. Para ter uma base os rituais hindus eles sempre tem meditação e a oferenda aos seus deuses, suas preces devem sempre ser cantadas e dedicadas aos deuses, isto é, um pouco da religião Hinduísta e o que esta abrange. Os seguidores do Hinduísmo acreditam também que possuem um espírito que vai sempre sofrer as ações do que fizeram durante a vida.

Temos como exemplo de divindades por eles serem politeístas :

·         Vishnu – Deus característico das artes e da música;
·         Brahma – Deus característico da força que criou o universo;
·         Shiva – Deus característico da morte, de transformações e da destruição, muito importante para o surgimento de uma nova vida. Pode ser representado pela dança feita em roda de fogo;
·         Sarasvati – Deusa característica que representa a música e as artes;
·         Ganesha – Divindade de um homem com a cabeça de elefante que é responsável por proteger os sábios, escritores e comerciantes, representa a prosperidade, a inteligência e o intelecto;


Religião Islâmica:

Uma religião monoteísta, acredita em um Deus único que era pregada por Maomé com relação ao Profeta Abraão, que foi responsável pela criação de Caaba, sagrado pra seguidores da religião. Esta é a segunda maior religião mais seguida no mundo, divididas em dois grupos mulçumanos conhecidos como Xiitas são os que seguem Ali genro de Maomé e Sunitas que seguem Maomé. Dividos em outros quatro grupos são eles Hanafitas, Malequitas, Chafeitas e Hambanitas.

Se você quiser seguir a religião Islamica você deve se converter ao muçulmano e redigir a frase “Não há divindade além de Deus, e Mohammad é o mensageiro de Deus”.

O Islamismo tem um livro sagrado conhecido como o Alcorão onde contém ensinamentos de Deus e da bondade, generosidade e justiça entre os seres humanos. Entre a religião Islâmica existem regras que devem ser seguidas fundamentalmente como por exemplo:

·         Fazer cinco orações diárias;
·         Não burlar o jejum religioso durante o ramadã;
·         Frequentar a peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida;
·         Agir com generosidade com os pobres e das esmolas;
·         Acima de tudo crer em Ala o único Deus, e em Maomé seu profeta;


Os Xiitas e os Sunitas tem em comum a personalidade de Deus, acreditar na ressurreição no dia do julgamento e acreditar nas revelações de Maomé.

O Islã tem bastantes preceitos religiosos seguidos pela Sharia que são uma série de lei Islâmicas, algumas são bastante radicais que acabam interferindo no cotidiano, em sua alimentação, no comportamento e nas ações. Ao mesmo tempo vão contra algumas regras que se impõe ao alcorão, sendo consideradas incorretas. Temos como exemplo:

·         O roubo como penitência a pessoa tem que amputar as mãos;
·       Ser Homossexual, questionar ou Maomé ou pensar em mudar de religião para eles deve ser penalizado com a morte, apedrejados ou até mesmo fuzilados;
·         Permite também que aos 9 anos de idade as meninas possam casar e delibera a mutilação do clitóris;
·         Proíbe que a mulher denuncie homens em casos de estupro e outras ações;
·         Esposas podem ser espancadas;
·         Homens podem se divorciar das esposas, mas elas não podem se divorciar deles;
·         Proibição de bebida alcoólica;
·         As filhas tem direito da metade da herança que os filhos homens tem;
·         Crime de honra se as mulheres desonrarem a família;
·         Expor os mulçumanos a qualquer outra religião é um crime;
·         Mulheres não mulçumanas podem ser estupradas e escravizadas sexualmente;

Religião do Sikhismo ou Sisya:

Esta religião tem o objetivo criar uma religião que fosse a fusão do Hinduísmo e do Islamismo. As ideias impostas por está religião refere-se a existência de um Karma, que sofre influência na vida atual por ações que você cometeu anteriormente, ou seja, cometer praticas negativas vai te gerar frutos negativos te levando a uma inferioridade. Sikhs defendem a tolerância e a igualdade e pra eles só seremos capazes de nos livras disso através de nosso próprio esforço. Eles citam que os seres humanos são separados de Deus por serem egocêntricos “Haumai” apelidado assim o egocentrismo e “Samsara” é o renascimento dos seres humanos que no caso ficam presos por seu individualismo, já o “Nadar” refere-se que a libertação é a união com Deus.

Está religião consiste no ensinamento dos dez Gurus e em um único Deus, a qual é eterno e sem forma, para eles Deus é o criador do mundo e dos seres humanos então devemos devotar ele com amor. Existem três pilares que são importantes para a religião são elas:

·         Sustentar-se pela prática do trabalho honesto ( KirtKarni);
·         Compartilhar o que conseguir no trabalho com os necessitados ( VandChhakna);
·         Ter Deus presente na mente em todos os momentos ( Nam Japam);

Nesta religião também tem diversos rituais um deles é quando um recém- nascido é levado a um Gurdwara, onde o Guru abre uma página aleatória do livro do lado esquerdo então a primeira letra que aparecer será a primeira letra do nome da criança. No ritual de casamento os noivos devem girar em torno do Guru dando quatro voltas ao som dos hinos, já no ritual de funeral a cremação acontece e depois os hinos são tocados logo em seguida, suas cinzas devem ser jogadas em rios.

Religião Jainismo:

Constitui-se ao lado do budismo com tradições Bramânicas na Índia, veio a se separar em duas encosta Svetambara seguidora de cânones de escrituras que tem os sermões e diálogos de Mahavira e Digambara que acreditam  que os ensinamentos originais foram perdidos, porém que sua mensagem original é preservada. Quando surgiu era como um movimento de reforma dentro do Hinduísmo do mesmo jeito que o Budismo os dois contra opiniões sobre divindades. Ensinava que a salvação seria obtida através dos esforços de cada um.

Seu principal objetivo é resolver as questões ligadas ao reencarnacionismo dominante no Hindu, são dualistas, para eles o universo é dividido em duas categorias a JIVA onde ficam os seres vivos ou almas e AJIVA onde ficam as coisas inanimadas ou materiais, só se encontra livre disse quem consegue alcançar o NIRVANA que é o estado perfeito que ao contrário do Budismo a individualidade é eterna.

No Jainismo existem alguns princípios que devem ser seguidos temos como exemplo:

·         Reconhecer as causas da escravidão da alma e reconhecer o que procura removê-lo;
·         Todas as coisas são eternas por sua própria natureza;
·         Um sábio leva sua vida mais equidistante possível, tanto no amor quanto no ódio;
·         A essência da sabedoria é não tirar a vida de qualquer coisa;

Religião Cristã:

Sem via de duvidas o Cristianismo é a maior religião do mundo, teve inicio nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. Uma religião Abraâmica igual ao islamismo e o judaísmo. Seu livro sagrado é a Bíblia Sagrada dividida em velho e novo testamento, o velho conta sobre a criação do mundo, das leis e tradições judaicas e o novo conta a vida de Jesus, como viviam os cristões viviam.

Essa religião é dividida em três partes, Protestantismo, Catolicismo e Igreja Ortodoxa, onde cada um possui seus próprios conceitos e concepções. Em geral os seguidores do cristianismo acreditam na existência de Deus, criador do universo e de Jesus Cristo, o que é fundamental para essa religião.

O amor a Deus para eles se encontra a frente de tudo é o centro da vida, pregam que as pessoas devem amar o próximo e perdoar sempre. O cristianismo surgiu a partir do Judaísmo no Oriente Médio, a Bíblia conta que Jesus voltou três dias após sua morte ficando 40 dias em terra e depois foi levado aos céus, acreditando que Jesus era o enviado a terra por Deus.

O Cristianismo tem Dez Mandamentos a qual devem ser seguidos pelos cristãos:

1-      Não terás outros deuses diante de mim;
2-      Não farás para ti imagem de esculturas, não te curvarás a elas, nem as servirás;
3-      Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão;
4-      Lembra-te do dia do sábado para o santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus, não farás nenhuma obra;
5-      Honra o teu pai e tua mãe;
6-      Não matarás;
7-      Não adulterarás;
8-      Não furtarás;
9-      Não dirás falso testemunho, não mentirás;

10-  Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens; 

Nenhum comentário:

Postar um comentário